terça-feira, 29 de março de 2011

Tudo Sobre O Barcelona


OS Primeiros Anos:
Em 22 de outubro de 1899, um ex-futebolista suíçoHans Gamper, colocou um anúncio no jornal Los Deportes declarando seu desejo de formar um clube de futebol em Barcelona. Uma resposta positiva resultou em uma reunião no Gimnasio Solé, em 29 de novembro. Onze jogadores participaram: Walter Wild, Lluís d'Osso, Bartomeu Terradas, Otto Kunzle, Otto Maier, Enric Ducal, Pere Cabot, Carles Pujol, Josep Llobet, John Parsons e William Parsons.
Como resultado, o Foot-Ball Club Barcelona nasceu de forma cosmopolita, que paradoxalmente lhe caracterizaria juntamente com o espírito catalão, que o clube só exaltaria mais tarde.[3] O nome em inglês, língua da terra de criação do futebol, a Inglaterra, era comum na época. As cores também seriam influência externa: diz a lenda que Gamper teria inspirado-se nas do Basel, equipe da qual fora capitão, para escolher as do novo clube.[3] Seriam, portanto, vermelho e azul. O vermelho acabaria substituído pelo grená, por ser esta a cor que o desenhista do escudo possuía a disposição.


OS Anos de Rijkaard e Ronaldinho :
Embora tivesse melhores propostas do próprio Real Madrid e do Manchester United, Ronaldinho escolheu Barcelona, onde poderia atuar sob menos pressão e ser o único astro. Junto com ele veio um novo treinador, Frank Rijkaard, indicado por seu compatriota Cruijff. Rijkaard viera para substituir o sérvio Radomir Antić, por sua vez contratado para substituir Van Gaal.
Ronaldinho demoraria a engrenar em sua primeira temporada devido a contusões; no primeiro turno, o time termina apenas em sétimo, com Rijkaard ameaçado de demissão. A reação viria na metade da Liga Espanhola, em que ele conduziu uma grande reação do Barça a um segundo lugar - o título ficou com o Valencia. Ofuscou até os outros reforços da temporada, que, à exceção do mexicano Rafael Márquez, não vingariam no clube: o meia português Ricardo Quaresma, o goleiro turco Rüştü Reçber  e o neerlandês Edgar Davids. Ao fim da temporada, o elenco renovou-se, marcando-se a saída da maior parte dos neerlandeses - além do próprio Davids, Kluivert, Cocu, Reiziger, e Overmars, sobrando o técnico Rijkaard e Giovanni van Bronckhorst. Outro a sair foi o ídolo Luis Enrique, que se aposentou.
Ronaldinho na temporada 2004/05.
A boa fase de Ronaldinho se manteve em 2004, com ele recebendo pela primeira vez o prêmio de melhor do mundo. Com uma colônia brasileira, composta ainda por Thiago MottaEdmílsonBellettiSylvinho e o naturalizado português Deco, Ronaldinho liderou um time bem entrosado em dois títulos espanhóis seguidos, em 2005 e 2006. Motta era cria do clube, onde debutara profissionalmente em 2001. Edmílson viera credenciado com sua participação em três títulos franceses seguidos do Lyon, os primeiros da equipe; Belletti e Sylvinho, por destacadas participações nos espanhóis Villarreal e Celta Vigo, respectivamente; Deco, por ser o comandante do Porto, surpreendente campeão da Liga dos Campeões de 2003/04.














O Escudo:
escudo do Barcelona está na forma de "panela" três-quartos. Nas duas peças acima do pavilhão do Barcelona estão a Cruz de São Jorge (padroeiro da Catalunha), referente à bandeira da cidade; e, ao lado, referência à outra bandeira, da Catalunha, região da Espanha da qual a cidade de Barcelona é capital. Na parte inferior aparece uma bola sobre as cores azul e grená do clube. Entre os quartos superiores e inferiores se reproduz, em siglas, o nome do clube (F.C.B.). No tempo da ditadura de Francisco Franco, que fazia opressão oficial às etnias não-espanholas do país, como a catalã, as listras vermelhas do canto superior direito eram apenas duas, para a referência dessa parte do distintivo ser à bandeira espanhola.
Existem duas versões sobre as origens do escudo do clube. A primeira versão conta que em 1900, um ano após o clube ser fundado, houve uma reunião para decidir o escudo (até então, o Barcelona havia utilizado o escudo da cidade). Parece que não houve acordo sobre a forma e o conteúdo do escudo e em um momento da reunião o secretário, Luis d'Osso, visivelmente irritado, disse que "essa é uma panela", que deu a ideia de propor a Hans Gamper escudo em forma de "panela".


AS Cores:
As cores do distintivo do Barcelona são o azul e grená. Existem diversas teorias sobre as causas que levaram à fundação do clube para escolher essas cores.
A versão estendida que foi o Hans Gamper fundou o clube, que escolheu as cores. Com efeito, verifica-se que no primeiro jogo de futebol Gamper ao lugar na cidade antes da fundação do clube, e usava aquelas cores. Sempre defendeu que Gamper escolheu estas cores porque identificou a FC Basel, a equipe suíça, crê-se que Gamper tinha jogado antes de chegar aBarcelona. Além disso, especula a possibilidade de que Gamper escolheu estas cores porque elas são o escudo do cantão suíço de Ticino, mas a única relação que Gamper Cantão foi a de que sua irmã Rosa viveu lá.




Estádio Camp Nou:
estádio do Barcelona é o Camp Nou, propriedade do clube. Inaugurado em 1957, tem uma capacidade de 98.772 espectadores, todos sentados. É um dos quatro estádios considerados como "Cinco Estrelas" pela UEFA na Espanha, que lhe permite acolher as finais da Liga dos Campeões, Taça UEFA e Supercopa Européia, como aconteceu em 15 ocasiões. Está no bairro de Les Corts em Barcelona, juntamente com outras propriedades clube, tais como o Mini Estadi (B estádio do Barcelona) e do Palau Blaugrana, o estádio basquete equipe. Nas instalações do Camp Nou está o Museu de Barcelona, o museu mais visitado na Catalunha.




EL Clássico:
Muitas vezes existe uma feroz rivalidade entre as duas equipes mais fortes em um campeonato nacional, e este é particularmente o caso da La Liga, onde o jogo entre Barça e Real Madrid é conhecido como El Clásico. Desde o início, osclubes foram vistos como representantes de duas regiões rivais na EspanhaCatalunha e Castela, assim como das duascidades. Mais do que meramente esportiva, a rivalidade tem forte teor político, uma vez que o Barcelona proclama-se como defensor do nacionalismo catalão, não raro a nível de separatismo.
O sentimento anti-Madrid ganhou força nas ditaduras de Primo de Rivera e, especialmente, na de Francisco Franco, em que as culturas regionais foram abertamente reprimidas, o que incluía na proibição do uso de qualquer língua que não a castelhana, oficialmente considerada a língua espanhola. Simbolizando o desejo de liberdade dos catalães, o Barcelona se declarou comomés que un club ("mais que um clube") para a sua região. De acordo com Manuel Vázquez Montalbán, "a melhor maneira dos catalães em demonstrar sua identidade foi apoiando o Barça. Foi menos arriscado do que reunir um movimento clandestino anti-Franco e permitiu-lhes expressar as suas dissidências". Os estádios do Barcelona tornaram-se refúgio até para conversas em catalão, além de outros protestos contra o governo.

Elenco Atual
Goleiros:Victor Valdes,Pinto.
Zagueiros:Carles Puyol,Gerard Pique,Gabriel Milito,Daniel Alves,Maxwell,Adriano e Abidal.
Meias:Xavi,Iniesta,Mascherano,Sergio Busquets,Seydou Keita,Jeffrén e Afellay.
Atacantes:Lionel Messi,David Villa,Bojan e Pedro Rodriguez.


Títulos
1 Mundial de Clubes
3 Liga dos Campeões da Uefa
3 Taças das Cidades com Feiras
4 Recopa Européia
3 Supercopa Européia

20 Campeonato Espanhol
25 Copa do Rei
9 Supercopa da Espanha
4 Copa Eva Duarte
2 Copa da Liga Espanhola
20 Campeonato Catalão
6 Copa da Catalunha
2 Copa Latina
4 Copa dos Pirineus
5 Troféu Teresa Herrera
33 Troféu Joan Gamper
1 Torneio da Costa do Sol
3 Troféu de Ramón de Carranza
1 Troféu Valladolid
1 Troféu Cidade de Barcelona
1 Troféu de Cidade de Zaragoza
1 Troféu Ibérico
3 Troféu Festa de Elche
1 Torneio de Amsterdã
6 Copa MartinieRossi




Últimos Confrontos:
29/09/2011             Barcelona 5 x 0 Real Madrid
10/04/2010             Barcelona 2 x 0 Real Madrid
29/11/2009             Barcelona 1 x 0 Real Madrid
02/05/2009             Barcelona 6 x 2 Real Madrid
13/12/2008             Barcelona 2 x 0 Real Madrid

Resumindo,são 3 anos que o Real Madrid não vence o Barcelona que é considerado por 
todos como o "Melhor Time do Mundo".





2 comentários:

  1. Sem dúvida nenhuma o Barcelona é um dos melhores times do mundo...parabéns ao Barça pela belíssima história.

    ResponderExcluir
  2. O Barcelona sem duvida é mesmo o melhor time do mundo,tem um time muito técnico e cheio de estrelas como Xavi,Iniesta e Lionel Messi

    ResponderExcluir